Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Frase da semana: “Aquele que nunca falhou não pode ser um grande homem” – Herman Melville




Se o nome de Herman Melville não te lembra nada, pense em “Moby Dick”. A história do capitão Ahab, que passa a vida caçando uma baleia em busca de vingança, é um dos clássicos da literatura universal e a primeira frase do livro – “Chame-me de Ismael”- está sempre nas listas de melhores aberturas de romance da história. Mas, como você já pode supor, “Moby Dick” não foi o único livro de Melville. Ele também é o autor de outros romances sobre viagens e a vida no mar, além de uma grande obra poética que inclui um poema de 16 mil versos chamado Clarel.
Além de um autor consagrado, Melville também se aventurou na crítica literária e, numa dessas, acabou redigindo a nossa frase dessa semana. “Aquele que nunca falhou em alguma coisa não pode ser um grande homem. O fracasso é o verdadeiro teste da grandeza.”
Em um artigo sobre a coletânea de contos “Musgos de um Velho Solar”, de Nathaniel Hawthorne, Melville faz um longo elogio à emergente literatura americana e à obra do autor. A crítica foi escrita segunda metade do século XIX, uma época em que vários clássicos da literatura estavam saindo do forno. “Moby Dick”, inclusive. Ou seja, ao falar sobre a literatura americana emergente de Hawthorne, Melville também falava sobre si mesmo.
Autopromoção ou não, a verdade é que a frase de Melville é bastante inspiradora. Afinal, quem nunca é testado não sabe seu real potencial. Se você, assim como Melville, se interessou pela obra de Hawthorne, dê uma espiada no filme “A Mentira”, inspirado no livro A Letra Escarlate. O longa é um dos 8 filmes adolescentes inspirados em clássicos da literatura indicados pela SUPER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário