Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Kowloon: A Cidade Das Trevas

Kowloon: A cidade das trevas
Poucas cidades são planejadas, a grande maioria cresce de “qualquer maneira”, sem nenhum planejamento. Muitas pessoas vivem em situações precárias, nada sustentáveis. Dentre as milhares de cidades que surgiram dessa forma, temos uma que se destaca bastante: Kowloon em Hong Kong. Mas além de um péssimo desenvolvimento, ela esconde outros fatos curiosos…

Durante muito tempo a cidade de Kowloon, conhecida como a cidade murada, teve a maior densidade populacional da Terra, chegando a ter 1.900.000 habitantes por km². Já era de se esperar, por ser uma cidade chinesa, mas o crescimento dessa pequena localidade foi bastante desenfreado.
Após a segunda guerra mundial, a cidade ficou superlotada. De início, os habitantes eram fugitivos ou invasores japoneses. Atualmente, a China é a autoridade que “manda” na cidade, mas não pode intervir diretamente ou melhor e regulamentar o local.
Como a cidade ficou “desprotegida” por muito tempo, passou a ter diversas organizações criminosas. A máfia de lá controlava todas as casas, jogos, bordéis, tráfico e venda de armas de fogo. As coisas começaram a melhorar quando Hong Kong, finalmente decidiu intervir e invadir Kowloon com aproximadamente 4 mil policiais, prendendo 2.500 pessoas.
Os turistas que se aventuraram a conhecer o local relatam que tiveram a impressão de estarem em outro mundo. Essas pessoas afirmaram que o clima é frio e úmido, o lugar é silencioso, não se escuta nenhum barulho de carros e o cheiro é de podridão. Dificilmente se vê a iluminação natural dentro das residências, já que os prédios são construídos, praticamente, uns colados nos outros.
 O que achou da cidade das trevas? Teria coragem de habita-la? Não deixe de participar nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário