Depende da altura em que está o avião. Quanto mais alto, maior é a diferença de pressão e temperatura dentro e fora do avião, porque a cabine tem um mecanismo de pressurização, que mantém a temperatura estabilizada em 22 ºC e a pressão do ar semelhante à do nível do solo. Portanto, quanto mais longe do chão, piores podem ser as conseqüências para os passageiros e tripulantes. A sorte de quem estava no avião da TAM que perdeu a porta dianteira durante o vôo no dia 8 de agosto de 2006 foi justamente que ele ainda estava decolando - portanto, estava a apenas um quinto da altura que costuma atingir durante o vôo. A temperatura do ar que tomou conta da cabine era de 20 ºC e a pressão não era baixa o suficiente para causar problemas graves. Mesmo assim, alguns passageiros sofreram problemas de pressão sanguínea, e uma aeromoça que estava perto da porta teve que se segurar em uma poltrona para não ser arrastada para fora do avião. Na mesma hora o piloto deu meia-volta e retornou ao aeroporto, evitando problemas maiores. Mas a coisa podia ter ficado feia se a aeronave estivesse no seu teto de vôo (a altura máxima que atinge).
terça-feira, 21 de outubro de 2014
A TIPOGRAFIA 3D DE LEX WILSON
O designer inglês Lex Wilson, cria incríveis tipografias em 3d, e tudo feito a mão, no papel. A forma como ele trabalha com a perspectiva da a noção perfeita de profundidade, passando a impressão de que as letras estão saltando do papel.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
ÁREA 51: O SEGREDO MAIS MAL GUARDADO
Em 2009, um artigo no Los Angeles Times referiu-se á Área 51 como "a instituição militar mais famosa do mundo e que oficialmente não existe". Desde a fundação das instalações nos anos 50 do século XX - num armazém de artilharia da Segunda Guerra Mundial a cerca de 130 quilómetros de las Vegas - a presença da Área 51 foi possivelmente o segredo mais mal guardado da história do secretismo. O local não consta dos mapas geológicos dos Estados Unidos da América, e as imagens da área foram apagadas das imagens de satélite governamentais mais recentes. A Força Aérea respondia às questões de civis sobre a Área 51 negando a existência de instalações com esse nome, apesar de, numa carta de 1998, os serviços terem admitido a existência de umas "instalações operacionais perto do Lago Groom Dry" que levava a cabo atividades confidenciais.
Não obstante, artigos de jornais, como o publicado no United Press em 1995 que dava conta da queda de um avião secreto na Área 51, há muito que davam conta da existência desta base secreta. E ao longo dos anos, alguns descuidos deixaram oficiais em posições bastante complicadas, tendo mesmo que anular confirmações da existência da Área 51. Um artigo da Space Review conta que em 1974, por exemplo, os astronautas que estavam na estação orbital, apontaram as suas câmaras de forma inocente para o estado do Nevada e captaram imagens da base (um memorando da CIA para o então diretor da agência, William Colby, descreve os esforços para encobrir o sucedido).
Ver mais...
É possível correr sobre a água ?
Para o ser humano, não! Para realizar a proeza, seria preciso dar 125 passos por segundo - 50 vezes mais que um velocista. Além disso, os pés teriam que atingir a água a velocidades sobre-humanas, empurrando a água para baixo com força suficiente para não afundar. A façanha foi "documentada" em uma campanha viral que rodou a internet. O vídeo mostrava esportistas correndo sobre as águas, supostamente graças a um tênis à prova d'água. O programa Pânico na TV copiou a brincadeira. Nos dois casos, o truque era correr sobre plataformas escondidas pouco abaixo do nível da água.
Ver mais...
MENTE: Precognição
Também chamada de premonição, é o conhecimento do que ainda vai rolar no futuro - como o trio de médiuns que previa crimes no filme Minority Report. Paranormais dizem que a maioria dos casos acontece durante o sono. Mas o pesquisador Daryl Bem, da Universidade de Corenell, nos EUA, realizou experimentos para provar a precognição em pacientes despertos. Já os cientistas céticos afirmam simplesmente que temos vários tipos de sonho, mas a memória humana possui a tendência natural de lembrar as coincidências e esquecer os que "não se concretizam".
Daryl Bem é um dos difusores do uso do termo "psi" para definir "processos de informação ou transferências de energia anômalos". Há duas subdivisões:
PSI-GAMMA ligado á percepção remota (como a precognição e a clarividência)
PSI-KAPPA referente a ações remotas (como a telecinese e a pirocinese)
Ver mais...
Daryl Bem é um dos difusores do uso do termo "psi" para definir "processos de informação ou transferências de energia anômalos". Há duas subdivisões:
PSI-GAMMA ligado á percepção remota (como a precognição e a clarividência)
PSI-KAPPA referente a ações remotas (como a telecinese e a pirocinese)
Ver mais...
Por que os gatos sempre caem de pé ?
Porque eles têm um apurado senso de equilíbrio, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro patas. Para executar esse invejável malabarismo, o bichano conta com a grande sensibilidade dos receptores vestibulares que integram o labirinto, uma estrutura na parte interna do ouvido responsável pelo equilíbrio. Sempre que o gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, o que funciona como um alerta. Essa mensagem, somada às que são captadas pela visão do animal, é enviada para o sistema nervoso central, que a interpreta e manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, principalmente os músculos. Estes, então, realizam uma série de movimentos instintivos, que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio. "O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo.
Por fim, há a rotação da parte inferior", diz o veterinário Gelson Genaro, especialista em felinos da USP de Ribeirão Preto (SP). Além do gato, outros membros da família Felidae, como leopardos e jaguatiricas, também são capazes da mesma proeza.
domingo, 19 de outubro de 2014
Contatos imediatos
Em 1972, o astrônomo americano Josef Allen Hynek propôs uma escala com três graus de contato para categorizar encontros próximos (a menos de 150 m) com óvnis.
Primeiro grau: Observação de um ou mais óvnis, sejam eles discos, luzes, sejam outros objetos voadores não identificados como tecnologia humana.
Segundo grau: Interação de óvnis que deixam vestígios de sua presença: emissão de calor, dano a terrenos, interferência em sinais de rádio etc.
Terceiro grau: Observação de criaturas animadas (não necessariamente ETs) relacionadas a um óvni.
HAJA INTIMIDADE
Entusiastas e estudiosos de óvnis menos respeitados acrescentaram quatro níveis à escala de Hynek.
Quarto grau: Abdução de um humano por um óvni.
Quinto grau: Contato com óvni que resulta em ferimentos ou morte.
Sexto grau: Humanos puxando uma conversa com ETs.
Sétimo grau: Sexo entre um humano e um ET que gera um filho híbrido.
Império Inca: O que acontecia na cidade secreta de Machu Picchu ?
Em 24 de julho de 1911, o arqueólogo americano Hiram Bingham encontrou essas incríveis ruínas no Peru. Machu Picchu foi construída por volta de 1450 e pertencia ao império Inca, que se estendeu do Chile ao Equador antes de ser destruído pelos espanhóis no século 16. Um dos mistérios que envolvem a cidade é como os incas carregaram tantas pedras para construí-la. O trabalho não foi tão duro assim, pois a própria montanha era rica em granito. Mais complicado era extrair as rochas do terreno. Mestres no assunto, os incas usavam técnicas curiosas, como encher de água fissuras nas pedras para que, á noite, com a queda da temperatura, o líquido congelasse e se expandisse, aumentando as rachaduras e facilitando a extração. Mas o que fazia no meio das montanhas essa cidade para até mil habitantes ? Alguns estudiosos acreditam que era um local secreto para cultos religiosos. Já no livro Machupicchu - Universidad Inka, o arquiteto peruano Oscar Zereceda defende a tese de que o lugar teria sido uma espécie de universidade de astronomia e de técnicas agrícolas. A única certeza é que ela foi abandonada sem que nenhum colonizador espanhol a tivesse conhecido - o que você pode fazer agora.
Texto Fábio Volpe
Texto Fábio Volpe
Ver mais
sábado, 18 de outubro de 2014
Primeiro encontro
A interação entre humanos e aliens nunca mudou
A abdução do casal Betty e Barney Hill caracterizou o rapto de humanos por ETs como uma experiência traumática - eles dizem ter sido vítimas de exames invasivos. Para alguns psicólogos e céticos, tudo não passou de uma fantasia masoquista criada inconscientemente pelos Hill. A ilusão seria uma resposta á pressão que sofriam por ser um casal inter-racial numa época de preconceito contra negros nos EUA.
É verdade que cães e gatos enxergam em preto-e-branco ?
Isso é só um mito. Esses animais conseguem enxergar cores, sim, embora de uma forma mais limitada do que a gente. Ao contrário dos humanos, que têm três tipos de pigmentos na retina capazes de captar o azul, o vermelho e o verde, cães e gatos só possuem dois pigmentos, o que reduz o espectro de cores que eles podem identificar. "Alguns pesquisadores acreditam que eles enxergam azul e amarelo, enquanto outros defendem que eles vêem azul e vermelho, mas todos são unânimes em dizer que eles não percebem o verde", diz a veterinária Adriana Teixeira, especialista em oftalmologia animal. Essa limitação visual, no entanto, não é um problema, já que os animais a compensam de outras formas. Cães e gatos, por exemplo, conseguem ver muito bem na penumbra, são capazes de diferenciar várias tonalidades de cinza e possuem enorme habilidade para detectar movimentos. Em tempo: entre os poucos animais que enxergam em preto-e-branco estão os peixes abissais, que, aliás, não sofrem muito com isso. Afinal, nas profundezas dos mares, onde a iluminação é baixíssima, não existem cores para ser vistas.
Olho por olhoUma mesma imagem é captada de maneiras diferentes por humanos, cães, gatos e insetos
VISÃO HUMANA
VISÃO HUMANA
Como nossos olhos têm células fotorreceptoras para as cores azul, verde e vermelha, enxergamos um amplo espectro de cores com a luz do dia e conseguimos captar imagens bem definidas
VISÃO DE CÃES E GATOS
Já cachorros e gatos levam algumas desvantagens. Ambos enxergam colorido, mas as cores são mais desbotadas se comparadas às que os humanos vêem. Além disso, eles captam imagens com pouca definição e não percebem o verde, vendo no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto
VISÃO DOS INSETOS
Eles enxergam com estranhas variações nas cores. Por exemplo, onde nós identificamos vermelho, eles vêem preto; onde tem azul, entra o verde. Além disso, como captam radiação ultravioleta, onde tem preto, eles enxergam violeta
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Marco Audino Live na Web
Primeiro post depois de muito tempo vai ser sobre um show ao vivo que rolou na web essa semana, apresentando música boa, bons argumentos e a essência do pop rock em ''Power Trio''. O LiveStream apresentou 13 músicas do cantor e compositor Marco Audino (46), catarinense, de Floripa.
O cantor, apesar de estar dando um gás na carreira no atual ano (2014) depois de alguns anos afastado de bandas e shows por conta de outros trabalhos e moradia fora da cidade natal, tem um longo histórico de apresentações e sem sombra de dúvidas deixou seu grande marco na história da música catarinense.
Confira o show que rolou ao vivo na internet nesta quarta-feira (15).
Link: http://new.livestream.com/accounts/3128167/events/3480394
O cantor, apesar de estar dando um gás na carreira no atual ano (2014) depois de alguns anos afastado de bandas e shows por conta de outros trabalhos e moradia fora da cidade natal, tem um longo histórico de apresentações e sem sombra de dúvidas deixou seu grande marco na história da música catarinense.
Confira o show que rolou ao vivo na internet nesta quarta-feira (15).
Link: http://new.livestream.com/accounts/3128167/events/3480394
Desde 8 de maio de 2013...
Fala galera, não entro aqui a um bom tempo, fiquei por fora do universo dos blogs por conta de trabalhos e projetos que ainda estão em desenvolvimento, enfim... bem-vindos novamente ao Sábia Galáxia !
Vou reaprender a usar isso aqui hahaha faz realmente muito tempo que não posto nada...
Vou reaprender a usar isso aqui hahaha faz realmente muito tempo que não posto nada...
Assinar:
Postagens (Atom)